Como funciona o inbound marketing?

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O Inbound Marketing é um conceito focado em atrair, converter e encantar clientes, possibilitando a conexão, através do marketing de conteúdo, redes sociais e SEO. Bem distante do conceito comum do marketing, o marketing de atração, visa atrair o consumir para o seu produto.  Aliás, essa estratégia se tornou uma das mais usadas em todo mundo, justamente pelos excelentes resultados apresentados.

O que é inbound marketing? Se trata de um conjunto de estratégias de marketing, que tem como base a criação de conteúdos compartilháveis voltados para seu público-alvo. Então, esse conteúdo visa conseguir conquistar a permissão desse público para envio de comunicação, possibilitando um relacionamento duradouro.

Essa estratégia atrai possíveis clientes para sua empresa, por meio das mensagens transmitidas via conteúdo. Permitindo a apresentações de soluções para esse cliente em potencial.

O que torna o Inbound marketing diferente do marketing tradicional? O marketing tradicional também é conhecido como Outbound Marketing, nesse formato o cliente é abordado por meio de anúncios, contato via telefone, e-mail, mensagens, entre outras formas.

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Portanto, o custo desse método é maior e raramente é possível mensurar os resultados dessas ações. As principais características são, comunicação unilateral, a marca fala, o público ouve e não há interação ou engajamento, sem falar na interrupção constante.

Já o Inbound é um método de prioriza o diálogo constante entre o consumidor e a empresa. Para isso, usa de conteúdos publicados em blogs, redes sociais, ou e-mail para atrair a atenção do público. Isso torna o custo dessa ação menor, além de possibilitar a mensuração de resultados.

As principais características são, a comunicação aberta que gera maior engajamento, a mensagem é passada de forma contínua, conveniente e sem interrupções. Permitindo a construção de um relacionamento de confiança entre marca e consumidor.

 

Quais são os benefícios do Inbound marketing?

Se você está pensando em investir em inbound marketing, conheça alguns dos benefícios oferecidos por essa estratégia.

  • Alcance do público ideal: o Inbound marketing possibilita alcançar um número maior e mais segmentado de pessoas interessadas em seu conteúdo e na compra do seu produto ou serviço.
  • Aproximação dos clientes: cerca de 62% dos consumidores fazem pesquisa em algum site de busca, antes de realizar uma compra, segundo o HubSpot. Assim, o cliente que chega até sua empresa, através do marketing de atração, tem maior proximidade.
  • Poder de persuasão: nessa estratégia o poder de convencimento é maior, pois, o argumento é baseado em informações sólidas construídas ao longo de uma relação.
  • Menor ciclo de vendas: o ciclo de vendas se inicia no primeiro contato entre cliente e empresa e se encerra com a venda. Esse ciclo é menor, pois o conteúdo oferecido é altamente relevante e personalizado.
  • Redução de custos: as estratégias de Inbound marketing são relativamente mais baratas que o modo tradicional. Mas isso não significa perda da qualidade e sim um investimento eficiente que gera maiores resultados.
  • Mensuração da campanha: para que sua campanha tenha sucesso é essencial mensurar seus resultados em tempo real. Dessa forma, é possível corrigir pequenos desvios e potencializar os resultados.
  • Ticket maior: leads que passam pelo processo de educação se sentem mais confiantes no momento da compra, por isso, possuem um ticket médio maior.

Lembrando que esses são apenas alguns benefícios oferecidos pela estratégia. Entretanto, para alcançar tais resultados, é essencial ter conhecimento especializado para aplicar o Inbound Marketing de maneira efetiva.

 

Como aplicar essa estratégia de marketing?

O que é uma estratégia de Inbound marketing? São todos os passos que você irá seguir para alcançar os resultados que deseja com uma campanha de inbound marketing.

Portanto, antes de falar o passo a passo de uma estratégia, é essencial que você entenda o conceito de Inbound marketing e suas 4 etapas essenciais:

  • Atrair: leads qualificados para os seus canais através de um conteúdo relevante e de qualidade.
  • Converter: após atrair o máximo de visitante, é necessário transformar esses leads em oportunidade de vendas.
  • Vender: depois de nutrir seus leads com conteúdo relevante é preciso entender o estágio que cada um se encontra para fechar a venda.
  • Encantar: venda fechada, uma nova etapa se inicia, é preciso tornar esse cliente em um promotor da marca, para atrair novos clientes.

Cada etapa desse processo se encaixa no conhecido funil de vendas e na jornada de compra. A jornada de compra é todo o processo de decisão e cada etapa do funil representa uma função nesse processo de decisão. Assim, percebemos que o conceito dessa estratégia está diretamente relacionado à postura que a empresa adota em relação as suas estratégias de marketing.

Por onde começar uma estratégia de Inbound marketing? Primeiramente é essencial definir o perfil do público que deseja alcançar. Depois, é preciso definir quais são os canais online que seu público está, para direcionar seu conteúdo.

Identificar as necessidades do público, quais são suas dores? Como seu produto ou serviço pode auxiliar nessa resolução. Agora é essencial montar um plano editorial de conteúdo, que entregue um conteúdo de valor. Por fim, é essencial divulgar esse conteúdo.

É necessário muito estudo e avaliação para chegar em uma estratégia que gere resultados. Por isso, é essencial que sua empresa seja acompanhada por uma agência de Inbound marketing para potencializar seus resultados.

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