Mitos e verdades sobre cursar uma faculdade a distância (EAD)

Deixe um Comentário
Share

Muito se fala sobre faculdade a distância, mas é preciso diferenciar o que é mito e o que é verdade entre essas informações. Por isso, esse texto vai esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha de ensino. Começamos pelo maior mito sobre a faculdade a distância: a qualidade é inferior a presencial. Não é verdade, o módulo a distância segue a mesma qualidade de ensino e as orientações do Ministério da Educação (MEC). Uma prova disso é a pedagogia EAD que seguiu as mesmas regras da pedagogia presencial e teve a duração do seu curso aumentada, sendo de no mínimo de quatro anos e respeitando o tempo de prática e teoria.

faculdade-a-distancia

Outro mito muito difundido é de que a faculdade a distância custa menos porque o ensino é pior. O método EAD realmente tem uma mensalidade mais baixa do que nos cursos presenciais, mas só essa parte é verdade e o motivo disso é outro. A instituição EAD não precisa manter uma grande estrutura física para seus alunos, afinal, eles podem estudar de qualquer lugar. Sendo assim, essa instituição não possuem os altos gastos de uma estrutura física. Com menos custos, é possível repassar um valor mais baixo para os estudantes. Ou seja, os dois lados saem ganhando.

Mas é preciso ficar de olho na hora de escolher uma faculdade a distância. Há algumas instituições que se vendem como EAD, mas exigem três encontros presenciais semanais, por exemplo. Então se informe antes de fechar sua matrícula, o ideal é que a faculdade tenha um encontro, destino para o aluno fazer a prova, em cada módulo. Afinal, se você optou pelo ensino EAD é porque não quer se locomover até um local específico, seja por falta de tempo ou dinheiro.

Agora vamos falar sobre uma verdade. O ensino EAD realmente traz flexibilidade para o cotidiano do estudante. Já que ele pode escolher o melhor horário para estudar e encaixar o aprendizado no seu dia-a-dia, como no intervalo do almoço ou no transporte público. O aluno também não precisa andar com um notebook para todos os lados, é possível assistir a videoaula pelo smartphone com acesso a internet. Algumas instituições EAD também disponibilizam outros formatos de materiais de ensino, como livros impressos, o que facilita no aprendizado. E todos os materiais são produzidos pensando no formato a distância, por isso, a explicação é a mais clara possível, para que não haja dúvidas.

E para fechar, mais um mito: o diploma da faculdade a distância não é o mesmo do presencial. Mentira! O diploma é o mesmo e nem consta a informação de que o aluno foi formado pelo método EAD. Então, o diploma de alguém que se formou em pedagogia EAD será o mesmo de quem concluiu o curso de forma presencial. E essa é a maior prova de que a qualidade de ensino é a mesma e mostra o porquê tantos estudantes estão migrando para cursos EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *