Não deixe de tomar seu café da manhã

[ 1 ] Comentário
Share

Tomar calmamente o café da manhã não é costume de uma infinidade de pessoas, além das que mal têm tempo de se alimentar corretamente e ingerem qualquer coisa que a mantenha acordada até chegar ao trabalho. A rotina corrida pode prejudicar a saúde, pois não tomar café da manhã não ajuda a emagrecer – como muitos acham –, e pode ser prejudicial à saúde, desenvolvendo problemas motores e de concentração.

Alimentação matinal

A ingestão de alimento após o longo período de jejum que acontece enquanto dormimos nos garante bom humor, disposição e concentração, estados de espírito importantes para o dia a dia de qualquer um que precise trabalhar ou estudar e ter uma boa produtividade. O corpo mal alimentado pela manhã precisará de energia para o funcionamento de órgãos vitais importantes como pulmão, coração e cérebro.

Café da manhã

O que se sabe é que o corpo utiliza a reserva de gordura para consumo de energia, e quando ele está perdendo rapidamente níveis calóricos precisa extrair energia de outras fontes. Ao perceber que não recebeu quantidade de energia suficiente o corpo passa a extrair dos músculos a energia de que precisa para se manter ativo, causando complicações futuras a longo prazo. Isso acontece principalmente quando estamos dormindo, pois grande parte dos nossos órgãos em funcionamento está perdendo pouquíssimas calorias. Além disso, também não estamos nos mexendo, então o corpo precisa recorrer a algum lugar para conseguir energia, e é nos músculos que ele encontra essa fonte disponível.

Acordar com fome deixa o corpo em um estado de alerta de que deve se manter em modo econômico de energia, já que ele não sabe quando será a próxima refeição. Continuar faminto até chegar ao primeiro local de atividade do dia, seja escola, trabalho ou faculdade, condiciona a pessoa ao hábito de comer algo que sustente toda a fome, optando por alimentos gordurosos e calóricos como os salgados de queijo e presunto, que não são nada saudáveis.

A primeira refeição do dia colocará seu corpo em funcionamento para as horas seguintes, e os alimentos saudáveis – como cereais, frutas, iogurtes, pães e biscoitos – irão garantir energia suficiente para um dia produtivo. Além disso, acelera o funcionamento da digestão, o raciocínio e a compreensão, tornando assim o indivíduo mais ágil nos seus trabalhos e estudos.

One Response to Não deixe de tomar seu café da manhã

  1. Arlindo Marques disse:

    Meu Meu grande defeito é pular essa refeição. Preciso melhor isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *