O que é apneia do sono?

Deixe um Comentário
Share

Entre os distúrbios de sono mais comuns, a apneia é que mais afeta a população. Apneia significa “parada de respiração” e, isso acontece enquanto dorme, prejudicando o sono e afetando a qualidade de vida. Gerando baixo rendimento no dia seguinte, sonolência, estresse e cansaço. Além disso, a apneia do sono também é a causadora do ronco.

apneia-do-sono

Esse transtorno é comum e grave. Atinge homens e mulheres e, tem alguns outros sintomas bastante característicos. Existe tratamento para combater os sintomas e até eliminá-los, como é o caso do CPAP.

Nas próximas linhas você aprenderá a identificar os sintomas e o tratamento para apneia do sono. Além de conhecer o aparelho para apneia do sono.

Descubra o que é apneia do sono?

Você já sabe que a apneia do sono é um problema respiratório que afeta a qualidade de sono e, como consequência, afeta sua qualidade de vida. São três tipos, que ainda podem ser classificados como leve, moderado ou grave. Os tipos são:

 

  • Apneia Obstrutiva do Sono (AOS);
  • Apneia Central do Sono (ACS);
  • Apneia Mista do Sono.

 

No primeiro tipo, AOS, acontece uma obstrução nas vias respiratórias, impedindo que o ar vá até os pulmões. Isso pode acontecer por vários motivos: músculos estão relaxados; o peso do pescoço impede a passagem de ar; amígdalas inflamadas; estrutura óssea. Esse é o tipo mais comum e com maior recorrência.

Já na ACS, é causada por problemas mais graves, como insuficiência cardíaca ou doenças/lesões cerebrais, como AVC e tumores. Nesse caso não há obstrução das vias respiratórias, mas não há esforço respiratório, pois a comunicação com o cérebro é que está afetada.

E por último, a apneia do sono mista, que é uma mistura das duas acima. É o tipo mais raro do problema.

Apneia do sono: Sintomas

O sintoma mais comum da apneia do sono é o ronco alto ou frequente. Isso acontece porque as vias respiratórias estão obstruídas, prejudicando a passagem de ar. Além do ronco, a pausa respiratória pode causar engasgo, vocalizações, sons sufocantes, ofegantes e sensação de sufocamento durante o sono.

Os sintomas sonoros da apneia do sono já são ruins. Eles ainda incomodam tanto o paciente que sofre com esse transtorno como o parceiro que convive. Mas ainda há outros, como a sonolência diurna ou fadiga causada pela má qualidade e o sono fragmentado. É comum que pessoas com esse transtorno acorde várias vezes ao longo da noite.

Também causa dor de cabeça matinal, dificuldade de concentração ao longo do dia, perda de memória, diminuição do desejo sexual, sudorese noturna e irritabilidade. É comum acordar com a boca seca e salivação excessiva.

Tratamento para apneia do sono

O tratamento para apneia do sono irá depender do tipo ou classificação do problema. Para isso é necessário o diagnóstico de um médico profissional, que irá analisar e definir o melhor tratamento com maiores resultados. A apneia do sono é classificada como leve, moderada e grave.

Cada caso é um caso, mas os tratamentos mais comuns e eficientes são:

Tratamento conservador

Resume-se em melhorar a higiene do sono e no emagrecimento. Afinal, a obesidade é um dos causadores do problema. É preciso retirar bebidas alcoólicas, narcóticos e adequar a posição de dormir.

Fonoterapia

Esse tratamento para apneia do sono é feito com fonoaudióloga. Baseia-se em exercícios orofaríngeos.

CPAP

Consiste na utilização do aparelho de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure), um pequeno compressor de ar que, com a ajuda de uma máscara, desobstrui a passagem de ar das vias aéreas durante o sono. É um dos melhores tratamentos para apneia do sono e muito eficiente. Tanto que é uma escolha bastante rotineira.

Quem utilizou afirma que os sintomas melhoraram logo no início, diminuindo consideravelmente e até desaparecendo.

AIOs (Aparelhos Intraorais)

Tratamento que necessita do acompanhamento médico e também de um dentista. São dois tipos de aparelhos: um de avanço mandibular e o outro de retenção lingual. O intuito é que essa distensão ou extensão gerada pelo aparelho previne o colapso entre os tecidos da orofaringe e da base da língua. Dessa forma, evita o fechamento da via aérea.

Tratamento cirúrgico

Modifica os tecidos moles da faringe ou do esqueleto. Pode ser combinado com outras cirurgias e também auxiliar no tratamento com CPAP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *