O verdadeiro negócio do McDonald’s

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Você deve conhecer o McDonald’s como uma empresa de alimentos, mas, na realidade, o grande e verdadeiro negócio da marca é outro, o imobiliário. Entenda, aqui, o porquê!

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Expansão da marca

Na década de 1950, Ray Kroc (fundador do McDonald’s) buscava formas de expansão de sua empresa. Queria ampliar a rede e investir no modelo de franquias, tendo máximo poder sobre o franqueado.

O grande problema é que os potenciais franqueados não tinham dinheiro suficiente para investir em imóvel para o restaurante. Foi aí que Harry Sonnerborn, um dos executivos do McDonald’s, teve uma ideia que mudou os rumos do negócio.

A partir de então, a empresa realizaria a compra de terreno e o repassava para o franqueado, com a cobrança de um valor extra, funcionando como uma espécie de aluguel.

Toda a responsabilidade pelo terreno era transmitida ao franqueado, que construía o imóvel e montava o restaurante. Em alguns casos, o próprio McDonald’s montava o restaurante e repassava a área ao franqueado.

Parte do que o franqueado ganhava vendendo hamburgueres era utilizada para pagar o aluguel das áreas dos restaurantes. Curiosamente, o maior lucro das operações do McDonald’s vem justamente dessa transação imobiliária e não da venda de alimentos.

Ao longo de décadas, o McDonald’s conseguiu montar um portfólio imobiliário de grande porte, atingindo, em 2015, a marca de US$ 39 bilhões, sempre gerando elevado lucro anual.

 

Inspiração para empreendedores

A história da empresa é uma grande inspiração para empreendedores que buscam formas de diversificar seu negócio e transformar sua marca em uma de rede de franquia, aumentando a possibilidade de lucro.

Pensando em fazer esse investimento e comprar imóvel para seu negócio? Uma alternativa interessante é aderir a um consórcio de imóvel e comprar carta contemplada, que é uma solução muito mais atrativa financeiramente por possibilitar a aquisição à vista do bem e por um valor mais acessível.

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