Qual o papel do conteúdo na construção de relevância da sua marca?

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Se você não sabe o porquê sua empresa precisa criar conteúdo para internet, ou não entende a importância de estar presente online. Esse post, irá esclarecer essas e outras dúvidas relacionadas a mudança do marketing. Nos últimos anos houve uma transformação no mercado de propaganda mundial, o marketing deixou de ser a empresa falando como uma voz única, para se tornar uma via de diálogo com o consumidor. Assim, esse diálogo é construído por meio de um relacionamento feito a partir de conteúdos criados para resolver as dores da persona da sua empresa.

E é aí que entra o Marketing de Conteúdo. Mas o que é o marketing de conteúdo? Basicamente, uma estratégia focada em maneiras de engajar a sua persona, fazendo com que sua rede de potenciais clientes cresça, através de um conteúdo valioso e relevante.

Diferente de antigamente que o público era obrigado a ver o que a empresa queria transmitir através dos comerciais de TV. Hoje, o cliente possui maior decisão na escolha do conteúdo que ele irá consumir. É preciso deixar de falar sobre o seu produto e focar no desejo do seu futuro cliente.

A imagem representa qual o papel do conteúdo na construção de relevância da sua marca

Porque investir em marketing de conteúdo? Se sua empresa não investir em marketing de conteúdo ela simplesmente não conseguirá vender. Hoje em dia, os clientes que se interessam em um produto ou serviço, primeiro dão um “Google” para tentar encontrar algo relacionado a empresa.

Se não encontram nada, a primeira coisa que acontece é uma desconfiança. Afinal, porque essa empresa não tem uma voz online? Se não encontrar uma recomendação ou mais informações sobre seu produto, ou serviço. Ele irá abandonar a possibilidade de um negócio e irá buscar outra empresa que esteja online. Então, sim sua empresa precisa ter uma voz online através dos conteúdos.

 

A história do marketing de conteúdo

Agora vamos falar um pouquinho sobre quando surgiu o marketing de conteúdo.

A primeira estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida é da empresa norte-americana de implementos agrícolas a John Deere. Em 1895, a empresa lançou a revista The Furrow, com informações relevantes para os trabalhadores que quisessem se qualificar para administrar seus negócios.

A segunda empresa a criar conteúdo para os seus clientes, foi a Michelin em 1900, ela criou o Guia Michelin. Um guia turístico criado para incentivar o turismo dos usuários dos seus pneus, assim, eles gastariam mais pneus e aumentaria o lucro da empresa.

Ambas as empresas, mesmo que nos primórdios do marketing, já entendiam a importância do marketing de conteúdo para atrair clientes para utilização do seu produto ou serviço. Apesar dos anos que se passaram, a definição do marketing de conteúdo ainda continua sendo a mesma, atrair clientes através de conteúdos relevantes.

Deixando bem claro, o quanto essas estratégias foram essenciais para que essas empresas se tornassem as potências que são hoje. E não são apenas essas empresas que fazem marketing de conteúdo. Podemos citar várias outras:

A Red Bull entende que boa parte dos seus consumidores praticam esportes radicais, por isso, se tornou uma verdadeira enciclopédia de informações relevantes sobre o tema. O Magazine Luíza além de se tornar um baita exemplo de como produzir conteúdo relevante para o cliente. Se tornou o melhor exemplo de como uma empresa pode humanizar uma marca com a criação da Lu.

Todas as empresas que se atualizam e mudaram o modo de se relacionar com seu cliente, conseguiram crescer e se manter no mercado. E quando falamos de marketing de conteúdo, não estamos falando apenas de grandes empresas. Pequenas empresas também podem e devem aproveitar esse potencial na construção da relevância da marca.

 

Como produzir conteúdo para a construção da sua marca

Agora que já ficou bem claro o por que investir em marketing de conteúdo. É importante entender os passos de uma estratégia e por que investir em marketing de conteúdo, é a melhor estratégia para sua empresa.

Quando sua empresa investe em marketing de conteúdo, ela não está apenas oferecendo um material gratuito para seus clientes. Ela está construindo uma credibilidade e uma autoridade, ou seja, sua empresa será vista como uma referência para o mercado. Após, um certo tempo, o seu cliente não será apenas um consumidor, ele se tornará um promotor da sua marca.

Por isso, é tão importante que sua empresa tenha uma gestão de marketing digital. Não basta que sua empresa saiba para que serve o marketing de conteúdo. Ela precisa ter um estrategista que entenda do mercado e saiba como montar uma estratégia de criação para dialogar com todos os clientes. Independente da fase de conhecimento que ele esteja.

Aliás, o primeiro passo da estratégia, é pensar no planejamento e no levantamento da sua persona. Passo importantíssimo para entender qual conteúdo oferecer, como mostramos no exemplo da Red Bull.

O Segundo é criar conteúdo com base nessa primeira pesquisa, depois é a destruição, seja por meio de redes sociais, site ou vídeos. Por fim, é preciso mensurar resultados e fazer possível alterações para alcançar maior engajamento.

E aí, o que você está esperando para elevar o patamar da sua empresa com o marketing de conteúdo?

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