Quanto tempo demora para uma estratégia de Inbound marketing dar certo?

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Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem deseja investir em Inbound marketing, entretanto, essa pergunta não tem uma resposta simples. Portanto, antes de responder é preciso que você entenda os diversos passos que são necessários para uma estratégia de Inbound Marketing.

ilustração funil inbound marketing

O que é Inbound Marketing? Algumas pessoas podem usar o termo “novo marketing” ou até “marketing de atração”. Ambos são estratégias novas e atuais para atrair um público-alvo específico para oferecer um produto ou serviço. E ao contrário das demais ações de marketing que visa atingir o máximo de pessoas o possível, o Inbound é mais direcionado a um público específico.

 

Basicamente, o conceito de Inbound marketing, é criar conteúdo relevante e de alto compartilhamento para criar relacionamento e engajamento com a marca. Esse conteúdo é feito e publicado em blogs, redes sociais, em vídeo marketing, e-books, guest posting, infográficos, templates e webinars.

Entre esses conteúdos, o que mais gera resultado, é os artigos destinados para blogs. Pois, é um conteúdo de valor que é publicado, gerando um grande potencial de interesse no cliente.

Por que optar pelo inbound marketing? Empresas que continuam a investir em marketing invasivo, serão canceladas por seus consumidores. Os consumidores estão atentos e já aprenderam como bloquear empresas assim. Por isso, se você não quer entrar para lista negra dos seus clientes, invista em campanhas de marketing amigáveis.

 

As 5 etapas do Inbound marketing

Se sua empresa quer investir nessa técnica, mas não sabe por onde começar uma estratégia de Inbound marketing, é preciso entender como funciona as 5 etapas fundamentais, são elas:

Atrair – nessa etapa é construído um conteúdo que atrai a atenção de pessoas que se interessam por assuntos relacionados a sua empresa. Nessa etapa entra o marketing de conteúdo, que é um dos pilares mais importantes do Inbound marketing. Essa atração é feita através de textos para blogs, da aplicação de SEO em seu site, criação de links patrocinados e de publicações para as redes sociais.

Converter – a etapa de conversão é complementar a anterior, só que aqui o visitante precisa se transformar em um lead, para que ele possa continuar o processo de compra. Nessa etapa o usuário oferece suas informações em troca de um material ou oferta.

Relacionamento – nem sempre os compradores estão prontos para fechar uma compra. É preciso conduzir seu cliente por uma jornada afim de educa-lo para que no momento certo, ele feche sua compra. É preciso mostrar um problema que seu serviço ou produto soluciona e mostrar ao seu potencial cliente que ele tem esse problema que nem sabia. E isso é feito através de e-mail marketing, automação de marketing e Lead Nurturing.

Vender – após gerar e nutrir seus leads, agora é o momento de inserir a venda. As ações realizadas nessa etapa, será definida de acordo com o ticket médio do produto.

Analisar – uma das grandes vantagens que o marketing digital oferece é a avaliação precisa dos resultados de uma campanha. Dessa forma, é possível comprovar o retorno sobre investimento. Também é possível monitorar e alterar as campanhas que estejam com resultados abaixo do esperado.

 

Vale a pena investir nessa estratégia?

Bom até aqui você já entendeu o conceito e como funciona uma campanha de Inbound marketing. Mas se ainda estiver se perguntado porque investir em Inbound marketing. Vamos te mostrar claramente quais são os benefícios do Inbound marketing para sua empresa.

1 – Atrai mais clientes: por meio dos conteúdos criados o Inbound marketing possibilita atrair potenciais clientes para seu serviço ou produto.

2- Mensurar resultados: diferente de outras campanhas de marketing que não é possível mensurar com exatidão, no Inbound marketing você sabe exatamente o que funcionou ou não em suas estratégias.

3 – Redução de custos: o marketing digital custa menos de 62% se comparado a uma campanha de marketing tradicional. Assim, sua empresa consegue ter melhor retorno sobre investimento.

4 – Relevância orgânica para sua empresa: uma boa agência de Inbound marketing, vai otimizar todo conteúdo da sua empresa para que ela tenha maior relevância orgânica no Google.

5 – Marketing mais atraente: esse tipo de estratégia não é invasiva, já que ocorre de forma natural para seu potencial cliente, ela não interrompe o dia a dia e nem acontece sem a permissão do interessado.

6 – Venda qualificadas: quando uma pessoa oferece sua informação para sua empresa em troca de um material ou promoção, se torna um lead qualificado. Esse tipo de lead tem maior ROI, cerca de 275% se comparado as demais estratégias.

7 – Possibilita educar seu cliente: durante todo o processo, através dos conteúdos entregues ao lead, ele é educado para valorizar o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Esses são apenas alguns benefícios, mas já deixam claro o quanto vale apena investir na estratégia de Inbound marketing. E em relação ao tempo para saber se uma campanha funcionou é muito relativo, em média pode levar no mínimo 6 meses.

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