Vantagens das franquias para o consumidor

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Que as franquias são importantes para os empresários, isso já foi muito discutido. Afinal, em uma relação de franchising os dois lados sempre ganham. O franqueador, pois pode ampliar sua rede de lojas sem ter que gastar com estrutura e pessoal e estoques. O franqueado pois pode iniciar um negócio sem ter que conquistar clientes nem se arriscar em atividades desconhecidas. A segurança e solidez do modelo favorecem ambas as partes. O franqueado para ao franqueador uma licença pelo uso da marca e do produto, paga royalties sobre as vendas e recebe todo treinamento e conhecimento necessário ao desenvolvimento do negócio.Mas, e o cliente, o que ganha com isso? O principal ganho para o cliente está na segurança da marca. As boas franquias devem ser tão eficientes na preparação de seus parceiros ao ponto de nivelar o padrão de qualidade no atendimento e nos produtos. Se a franquia for de lanches, por exemplo, a composição, os nomes, a qualidade dos ingredientes, o sabor, o tamanho dos lanches deve ser o mesmo em toda a rede. O franqueado não deve ter liberdade para mudar nem para melhor nem para pior, para não descaracterizar o produto e o padrão de qualidade.

Assim, quem come um sanduiche no sul do país deve ter certeza de que encontrarão mesmo sabor e a mesma composição na Bahia, por exemplo, sem se surpreender com o mesmo sanduiche mais apimentado. Para conseguir isso e nãoficar à mercê das habilidades e talentos dos afiliados, um franqueador deve investir pesado em capacitação e adotar uma rotina de controle da qualidade, por meio da inspeção periódica de sua rede de franquia.

Se a rede consegue essa uniformidade, o cliente fica mais tranquilo ao entrar em qualquer unidade da rede, sabe o que pedir e o que esperar da loja. Exatamente nisso está a garantia de sucesso da franquia. Não adianta colocar uma placa com uma marca famosa e inventar seus próprios produtos. Se fizer isso, os clientes batem em retirada. Contrato de franquia é contrato de fidelidade, entre os membros da rede e com o cliente.

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