Turismo de Aventura por Florianópolis e Fortaleza
O Brasil é um país privilegiado: de norte a sul, onde quer que você vá, encontrará gente boa, belas paisagens e muita aventura. Fortaleza, a capital do Ceará, e Florianópolis, no coração de Santa Catarina, estão aí para provar que extremos opostos do nosso mapa podem conter os mesmos ideais de passeio, liberdade, atitude e muita coragem, tornando uma viagem de férias ainda mais divertida do que ela poderia ser. Nesse post vamos dar dica de hotel nas duas capitais brasileiras e contar o que dá para fazer, em ternos de esportes radicais, nesses dois redutos que mais parecem pedaços do paraíso. E aí? Malas prontas para começar?
Caso seja uma viagem a passeio, mas precisa estar preparado com seu notebook. Sugerimos que não leve ele solto na bolsa para não ter surpresas. Recomendamos que carregue consigo nas suas viagens um porta notebook para manter a proteção anti-impacto ideal em viagens.
Para mulheres, recomendamos que estejam acompanhadas de um kit necessaire ou de uma bolsa de mão para não deixar faltar nada.
Em Fortaleza, as principais opções para a prática de esportes radicais estão no mar. A primeira delas, o surfe, é geralmente o mais cotado por conta do recorte do litoral nordestino, cujos ventos permitem ondas magistrais para os apaixonados pelas águas. A melhor opção é ir à Praia do Futuro e se jogar, de prancha e parafina, nessa ideia. Perto da praia existem várias lojas especializadas onde você pode comprar ou alugar o equipamento de surfe. Você pode encontrar na Praia do Futuro a Ceará Surf School, onde é possível aprender rapidamente a domar as ondas e ser feliz no passeio. Eles também alugam o material e o foco é justamente nos iniciantes, para que ninguém perca a oportunidade de conhecer esse esporte maravilhoso. Para o bodyboard, a praia indicada também é a do Futuro, e também pode fazer cursos rápidos na mesma escolinha do surfe. Kitesurfe é na praia do Cumbuco – e lá também tem escola para isso.
Quando estiver em solo cearense, procure por hotel 3 estrelas em Fortaleza, de frente para o mar, e se disponha a também curtir os esportes radicais “típicos” da cidade, como pular na água da proa do navio MaraHope, que está encalhado perto da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. O passeio custa R$20 e quem já saltou garante que a experiência é maravilhosa. Outro esporte “típico” do Ceará é o esquibunda, que começa com um passeio de buggy e termina com você sentado em uma prancha, surfando… na areia. E em direção a pequenas piscinas naturais. A pranchinha para o esquibunda custa (o aluguel) cerca de dois reais e você pode descer as dunas quantas vezes quiser. As praias mais indicadas para a prática desse esporte são Praia do Cumbuco e Canoa Quebrada (essa última, em um município próximo à capital).
Quem procura por hotel barato em Floripa pode achar, com antecedência, uma ótima acomodação à beira-mar – e essa é a melhor opção de todas, já que é lá que você vai viver as melhores aventuras radicais da capital catarinense. Além do surfe em dezenas de praias paradisíacas e ondas de até três metros, não pode faltar o mergulho em corais, principalmente na ilha do Campeche.
Por terra também é possível aproveitar a vida aventureira da cidade, que disponibiliza em seus diversos parques as modalidades de escalada e rapel, além de trilhas mais difíceis para fazer de bike ou em uma boa caminhada. Se tiver tempo, disposição e coragem, faça um passeio de helicóptero pela cidade ou opte por um momento de pura adrenalina: pule de pára-quedas! Apesar de ter um preço um pouquinho mais salgado, a experiência é única, e a sensação que você vai ter ao ver de cima uma das mais lindas capitais litorâneas brasileiras vai ser totalmente indescritível.
Não se esqueçam de deixar seus móveis e objetos seguros caso a viagem seja prolongada. Para isso pode contar com o serviço de Self Storage em São Paulo pelo tempo que desejar.