O que é preciso para começar a trabalhar com programação?
O mercado de trabalho na área de tecnologia está aquecido. A busca por novos profissionais é constante. E para conquistar uma boa vaga, é presciso estar bem preparado e em constante atualização
Então, antes de mais nada, o profissional que quer ingressar nessa área, precisa de um curso ciência da computação.
Mas além da formação na faculdade de programação, o estudante vai precisar de muita concentração e vontade de aprender, pois existem diversas linguagens de programação que você vai precisar saber, por exemplo: Javascript, Python, PHP, Java, entre outras.
Portanto, se você quer seguir carreira nesse segmento de mercado, o primeiro passo vai ser fazer a matrícula em uma faculdade de computação.
Como é o curso de Ciência da Computação
O curso de computação é um bacharelado que tem a duração de 4 anos, ou seja 8 semestres. Durante esse período, o aluno vai aprender tudo o que precisa para se tornar um profissional completo, que vai fazer a diferença no mercado de trabalho após a formação.
O que você precisa saber é que esse curso pode ser realizado a distância.
A faculdade de ciencia da computacao a distancia é uma das mais buscadas, devido a grande procura de novos profissioais para essa área. As empresas de todos os portes têm investido em novas tecnologias.
Então, se você já trabalha nessa ou em outra área e quer mudar o rumo da sua carreira, o curso de ciência da computação ead é o ideal para você.
O curso de curso de computação EAD permite que você estude onde e quando quiser. Basta ter acesso a um dispositivo conectado a internet para assisir as videoaulas. Mas se você não tem uma boa conexão disponível, pode estudar com os livros e DVDs que a instituição de ensino fornece aos alunos, sem nenhum custo adicional nas mensalidades.
E por falar das mensalidades, se a sua preocupação é sobre quanto custa uma faculdade de ciências da informática, pode ficar despreocupado! O bacharelado em ciência e tecnologia a distância tem valores acessíveis e muito menores que os cursos presenciais.
Isso acontece porque a instituição de ensino não tem custos com as instalações físicas, e pode repassar essa economia aos estudantes.
E além de economizar no valor mensal pago pelo curso de ciência da computação, você vai economizar tempo. Como não precisa se descolar todos os dias até a faculdade, não vai precisar ficar horas no deslocamento, pois vai ter o privilégio de acessar todos os conteúdos onde estiver.
O que se estuda na faculdade de Ciência da Computação EAD
Durante os quatro anos de curso, nos 4 primeiros semestres os alunos terão contato com matérias como a Prática Textual em Língua Portuguesa; Educação Ambiental e Cidadania; Introdução à Computação; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Oficina de Informática; Tendências de Mercado em TI; Gestão de Governança em TI; Negócios Eletrônicos; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Matemática Aplicada; Estrutura de Dados; Linguagens e Paradigmas de Programação; Atividade Integradora I; Programação Orientada a Objetos I; Álgebra Linear e Geometria Analítica; Técnicas de Programação; Qualidade e Usabilidade de Software; Sistemas Operacionais; Engenharia de Software; Algoritmos e Programação; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Laboratório de Programação I; Cálculo I; Gerência de Projetos em TI; Redes de Computadores e Atividade Integradora II.
Nos quatro semestres finais, os estudantes de ciência da computação EAD trabalharão as disciplinas de Banco de Dados I; Estatística e Probabilidade; Programação Orientada a Objetos II; Laboratório de Programação II; Cálculo II; Desenvolvimento de Software para Web; Pesquisa, Ordenação e Técnicas de Armazenamento; Banco de Dados II; Programação Orientada a Objetos III; Laboratório de Programação III; Teoria dos Grafos; Computação para Dispositivos Móveis; Sistemas Distribuídos; Atividade Integradora III ; Compiladores; Arquitetura e Organização de Computadores; Estágio Supervisionado I; Inteligência Artificial; Empreendedorismo; Processamento de Imagens; Tópicos Especiais em Ciências da Computação; Computação Gráfica; Projeto Orientado à Objetos; Estágio Supervisionado II; Linguagens Formais e Autômatos; Segurança e Auditoria de Sistemas; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e por fim Atividades complementares (o total é de 200 horas, mas elas podes ser realizadas a partir do início do curso).
Então, agora que você já sabe o que precisa para trabalhar como programador e qual caminho seguir para conquistar uma vaga, já pode se matricular em um curso de graduação em Ciências da Computação e dar o pontapé inicial rumo aos seus sonhos.