Sobre aparelhos ortodônticos
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que estuda e corrige as imperfeições dos dentes. Geralmente falamos de corrigir dentes no dentista. Os aparelhos de ortodontia podem ser aparelhos fixos ou móveis. Geralmente os aparelhos fixos são os mais utilizados.
O dentista em primeiro lugar e antes de colocar um aparelho de ortodontia faz um estudo do caso do paciente. Para fazer o estudo são tiradas fotografias e modelos de gesso. Após o estudo o paciente regressa ao consultório e é colocado o aparelho que mais se adapta ao seu caso ou à sua mal-formação. Durante meses o paciente deverá voltar ao consultório para fazer o controle do aparelho. É através deste controle que o dentista fará mover suavemente os dentes para o lugar correcto. São substituídos tubos e elásticos.
A colaboração e assiduidade do paciente nas consultas é muito importante para o sucesso do tratamento. No final do tratamento e durante dois meses é colocado um outro aparelho que se chama de aparelho de contenção. Este aparelho ajuda, tal como o nome indica, a conter os dentes antes de ficarem definitivamente livres de qualquer aparelho.
É mais fácil corrigir uma mal formação em crianças e adolescentes. Na idade adulta o processo também é possível mas muito mais difícil, pelo que aconselhamos consultar o dentista desde cedo.