Actividade Fisica e Dieta
Actividade Física e alimentação saudável completam-se e não se podem substituir.
Actividade Física ou dieta, sem estarem associadas, estão condenadas ao fracasso, a longo prazo, em termos de resultados.
Por isso temos de nos valer de suplementos alimentares.
Pesquisas recentes demonstram que muitos suplementos são utilizados tanto por atletas como pela população em geral, sendo que a prevalência do uso por atletas não é muito maior do que a de indivíduos não atletas.
Outro ponto é no desporto, a tentativa de elevar o consumo de um determinado nutriente para aumentar o desempenho na modalidade praticada.
Proteina, Creatina, Glutamina, etc.
O mercado de suplementos nutricionais oferece uma série de produtos com funções específicas ao organismo, sendo divididos em:
a) Ergogénicos: são aqueles que podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica.
b) Repositores: são aqueles utilizados em determinadas fases para garantir a reposição dos nutrientes perdidos por alguma situação específica.
Os suplementos
– Energéticos – são especialmente desenvolvidos para repor ou
fornecer energia nos treinos. São basicamente formulados à base de: carboidratos e podem ser consumidos em pó (misturados em água) ou cápsulas em gel. Aqui podem ainda ser consideradas as barras à base de cereais que fornecem basicamente carboidratos. Por ejemplo Animal cuts
– Protéicos – Basicamente proteínas, em pó ou em forma de barras, produzidas a partir da proteína do ovo (albumina) do leite (caseína ou whey) ou isolados de soja.
– Compensadores – Pós que enriquecem sumos ou leite e são formulados com todos os nutrientes necessários a uma dieta. Acrescentam calorias, proteína, carboidratos, vitaminas e minerais, de acordo com a necessidade calórica aumentada do desporto praticado.
– Repositores – São bebidas desportivas com o objectivo de repor água, sais e carboidratos (glicose) de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma actividade intensa e/ou longa, ou ainda causada pela temperatura elevada do ambiente.
– Aminoácidos – Deste grupo, todas as formas de aminoácidos isolados (partes de proteínas) Glutamina, BCAA, HMB.
Tendo conhecimento da função e a classificação destes produtos, todos os atletas e desportistas podem manter um bom rendimento com mais segurança. Além disto, o uso adequado e orientado por profissionais especialistas (médico/ nutricionista) levam aos melhores resultados no controle de peso corporal, ganho de massa muscular e melhoria no desempenho.