Por que contratar uma imobiliária para vender seu imóvel?
Quem pretende vender seu imóvel quase sempre disponibiliza a propriedade em imobiliarias. A razão disso é simples: a empresa presta serviços especiais que aceleraram e facilitam a realização desse tipo de negócio.
É de responsabilidade da imobiliária, por exemplo, fazer vistorias no imóvel, para estabelecer um valor de venda que esteja de acordo com o mercado, garantindo que o dono não saia no prejuízo ou fique com a propriedade parada por muito tempo.
A imobiliária também atua na divulgação do imóvel, através de placas na residência ou publicações na internet, no site própria da empresa ou em páginas especializadas em negócios envolvendo casas, sobrados e apartamentos.
Essa divulgação diferenciada feita pela imobiliária faz com que haja um retorno mais rápido de interessados, de forma a agilizar negociações e venda da propriedade.
Outro benefício de contratar uma imobiliária é que o dono do imóvel tem a menor quantidade de trabalho possível para vender seu bem. Isso se deve ao fato da empresa intermediar negociações e demais processos, representando o proprietário, que muitas vezes não chega nem a conhecer o interessado no imóvel.
Nesse caso, a imobiliária atende os interessados, sana dúvidas e realiza negociações. Além disso, a empresa também cuida de detalhes burocráticos da transação.
Um desses detalhes é a elaboração do contrato. A imobiliária possui profissionais altamente capacitados e atualizados com leis do mercado de imóveis, o que assegura o desenvolvimento de documentos de acordo com normas jurídicas.
Ao contratar uma imobiliária para vender seu imóvel é possível garantir a legitimidade do negócio, evitando problemas jurídicos e dor de cabeça tanto para o proprietário como para o interessado.
Justamente por isso, contratar uma imobiliária é extremamente importante! No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher a empresa, para evitar ser vítima de golpes.
A dica principal é averiguar se a imobiliária tem boa reputação, verificando se há reclamações da empresa no PROCON ou até mesmo na internet, em sites especializados.
Além disso, não se esqueça de verificar se a imobiliária possui registro no CRECI, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, de sua cidade, o que assegura a confiabilidade da empresa.