O que É a Alopecia?
Alopecia areata é um tipo de perda de cabelo que o ocorre quando seu sistema imunológico ataca erroneamente os folículos pilosos, local que é onde o crescimento do cabelo começa. O dano ao folículo geralmente não é permanente. Especialistas não sabem dizer ao certo porque o sistema imunológico ataca os folículos.
Alopecia areata é mais comum em pessoas com menos de 20 anos, mas crianças e adultos de qualquer idade podem ser afetados. Homens e mulheres são igualmente afetados. Alopecia areata geralmente começa quando grupos de cabelo começam a cair, resultando em manchas totalmente lisas, redondas sem pêlos no couro cabeludo ou de outras áreas do corpo.
Em alguns casos, o cabelo pode tornar-se mais fino, sem manchas visíveis de calvície, ou pode crescer e romper, deixando tocos curtos (chamados de cabelo “ponto de exclamação”). Em casos raros, pode ocorrer completa perda de cabelo do couro cabeludo e cabelos do corpo ocorrem. A queda de cabelo muitas vezes vem e vai, e o cabelo vai crescer de volta ao longo de vários meses em uma área, mas vai cair em outra área.
Quando alopecia areata tem resultados em manchas de perda de cabelo, o cabelo volta a crescer normalmente em poucos meses. Embora o novo cabelo é geralmente a mesma cor e textura como o resto do cabelo, às vezes é fina e branca. Cerca de 10% das pessoas com esta condição nunca pode regredi-la. Estão mais propensos a ter perda de cabelo permanente, se:
- Ter uma história familiar da doença.
- Ter a condição em uma idade jovem (antes da puberdade) ou por mais de 1 ano.
- Tem uma outra doença auto-imune.
- São propensos a alergias (atopia).
- Tenha extensa queda de cabelo.
- Tenha coloração anormal, forma, textura ou espessura das unhas e dos pés.
É preciso atenção sobre Como tratar alopecia, pode ser que tenha cura, dependendo de qual sua causa.