Água: O líquido preciso para a nossa saúde
Quase 3/4 do nosso planeta são cobertos com água, o que nos faz acreditar que aja abundância de água para as futuras gerações sem que aja qualquer tipo de preocupação. Mas isso é um engano! Na verdade, apenas 1% dessa água é potável – que podemos beber – e acessível. Ainda restam 2% de água potável, porém, em calotas polares e geleiras ou subterrâneas – o que torna, atualmente, inacessível (talvez surjam tecnologias capazes de tornar possível o acesso a esses 2% de água potável).
Papel da água na nossa saúde
O corpo humano é formado por, aproximadamente, 65% de água. Esta água executa uma série de funções que são fundamentais para a manutenção da nossa vida. Enquanto nós podemos viver por um período maior sem comida, não podemos dizer o mesmo da água ou qualquer outra coisa que nos hidrata.
Benefícios da água para a saúde
A água é o componente químico principais do corpo e é responsável por cerca de 60% do peso corporal. Cada sistema do corpo depende da água. Por exemplo, a água libera toxinas para fora dos órgãos vitais, transporta nutrientes para as células e proporciona um ambiente úmido para o ouvido, nariz e garganta.
A falta de água pode levar à desidratação, uma condição que ocorre quando você não tem água suficiente em seu corpo para realizar as funções normais. Mesmo uma desidratação leve pode ocasionar sérios problemas para sua saúde.
Quanta água você precisa por dia?
Todos os dias você perde água através de sua respiração, suor, urina e fezes. Para o seu corpo funcionar corretamente, você deve criar uma rotina séria de consumo de água, pois essa reposição é fundamental para a sua saúde.
O Instituto de Medicina determinou que a ingestão diária adequada de água para homens é de cerca de 3 litros (aproximadamente 13 copos). Para as mulheres é de 2,2 litros (aproximadamente 9 copos). A frequência recomendada é a cada 1h30min, tempo necessário para que você consiga colocar em prática essa rotina de ingestão de água.