Conheça mais sobre a alergia ocular
Vermelhidão, coceira, sensibilidade a luz e sensação de incomodo nos olhos são os principais sintomas da alergia ocular que tem maior incidência neste período ano (final da primavera e no verão). Poucas pessoas conseguem identificar este tipo de alergia que não é contagiosa e a falta de identificação pode gerar problemas mais sérios, podendo causar diminuição da visão quando não tratadas adequadamente.
Especialistas em oftalmologia explicam que as causas para a alergia ocular geralmente são decorrentes de uma hipersensibilidade do organismo a determinadas substâncias, chamadas alérgenos. Essas e outras substâncias podem ser encontradas em cremes de proteção solar ou maquiagens e também no ambiente como pólen, ácaros, etc. Para quem utiliza lentes de contato, deve verificar na ótica brasileira onde comprou quais os procedimentos corretos para manter a limpeza diária das lentes, incluindo lavar bem as mãos antes de realizar troca ou retirada da lente é imprescindível para evitar o contágio.
As alergias oculares mais comuns são a ceratoconjuntivite vernal (inflamação ocular, bilateral e recorrente, que pode ter ocorrência sazonal e afeta principalmente meninos e adultos jovens) e a ceratoconjuntivite atópica (mais raro o seu surgimento, porém potencialmente grave, que tipicamente afeta homens jovens portadores de dermatite atópica.
Neste período de maior incidência das alergias oculares, oftalmologistas te^m dicas efetivas e simples como: evitar ambientes com muito pó; evitar objetos que acumulem poeira (carpetes, livros guardados há muito tempo, cortinas e tapetes, por exemplo); utilizar pano úmido no lugar da vassoura ao limpar a casa; lavar roupas guardadas por muito tempo, antes de utilizá-las; manter o filtro do ar condicionado sempre limpo.
Caso os sintomas apresentados se confirmem e sejam recorrentes, o ideal é não coçar os olhos, que pode estimular ainda mais o processo alérgico, retirar ou limpar as lentes de contato que utiliza e procurar realizar uma consulta por um médico oftalmologista. O tratamento das alergias oculares é relativo, depende do tipo e da gravidade da alergia. No entanto, em todos os casos, a aplicação de compressas geladas reduz a coceira, ajudando a manter a doença sob controle.