Cuidados básicos que você deve ter com um caminhão
Um dos meios de transporte de carga mais utilizados no Brasil é o caminhão, por isso, é necessário estar atento a alguns cuidados específicos para que seu automóvel não te deixe na mão. O principal deles é a manutenção preventiva, que garante que o caminhão cumpra seu papel de ferramenta de trabalho, ao mesmo tempo em que traz ao motorista a certeza de não ter problemas e ficar parado ao longo da estrada.
Um dos mais conhecidos lemas dos caminhoneiros é o trabalho de qualidade aliado à agilidade e, assim sendo, os prejuízos causados por peças estragadas ou quebradas é muito grande, pois comprometem a eficácia dos serviços. É importante comparecer a todas as revisões agendadas para seu caminhão e ir ao mecânico sempre que sentir necessidade de tal ação. Ser precavido garante que imprevistos aconteçam. Além disso, invista em peças para caminhões originais e de marcas de qualidade, sempre atentando se as trocas, manutenções e reparos são realizados por profissionais especializados e confiáveis.
Lembre-se que a vida útil de algumas peças é curta, então inspecione frequentemente os componentes antes de pegar a estrada. O motorista deve prestar atenção quando as peças começarem a mostrar sinais de danos e de que não estão funcionando adequadamente, por isso, cheque se o nível de óleo é suficiente e está sem vazamentos; verifique se os pneus não estão desgastados ou carecas; limpe todos os filtros do caminhão; analise faróis para ver se não estão quebrados – a falta de sinalização é extremamente perigosa, além do fato de que sem faróis funcionando de forma alinhada, a iluminação de ruas e estradas durante a noite fica comprometida; confira se as molas da suspensão estão em condições de uso; e sempre faça um check up geral antes de colocar o caminhão nas estradas.
A consciência e entendimento da importância das precauções relacionadas à conservação dos caminhões faz com que problemas sejam evitados. Além do bem estar do veículo, tais cuidados e manutenções são essenciais para garantir a segurança do caminhoneiro e dos motoristas de outros automóveis que compartilham as estradas, evitando situações desagradáveis e muitos acidentes.