Cuide de seu corpo: alimente-se direito!
Parte essencial de se viver mais e de modo mais saudável inclui os cuidados com uma alimentação equilibrada e preocupada com o bem-estar do corpo, não é mesmo? Mas como funciona um organismo equilibrado e bem alimentado? A regra é basicamente a seguinte: O corpo gasta energia mantendo em funcionamento suas atividades vitais, essa energia advém dos componentes dos alimentos que são constantemente ingeridos por nós, desse modo, a manutenção de um peso saudável consiste na equivalência entre as calorias ingeridas e as calorias gastas pelo corpo.
Para manter-se estável, um adulto, em média, precisa de três mil quilocalorias por dia, com uma ingestão de alimentos balanceada que abrange o consumo médio de cinquenta a sessenta por cento de carboidratos; vinte e cinco a trinta e cinco por cento de gorduras e de quinze a vinte e cinco por cento de proteínas.
Desse modo, a manutenção de um peso ideal associada à obtenção de todos os nutrientes de que o corpo precisa advém de uma dieta variada, em que a ingestão pobre de algumas comidas seja compensada por outras. Assim, o consumo balanceado alimentar dos quatro grupos básicos: as verduras, os legumes e as frutas; os cereais; o leite e seus derivados e a carne é o mais indicado para quem quer viver mais e melhor.
Ao passo que verduras, legumes e frutas contribuem com as vitaminas, os sais minerais e as fibras necessárias à saúde alimentar do corpo; os cereais fornecem, prioritariamente, os carboidratos que dão a energia de que o corpo precisa. O leite e seus derivados fornecem cálcio, proteína vitamina D, gordura e sais minerais ao organismo; na mesma medida em que o consumo de carnes e de ovos é rico em ferro, proteínas, lipídeos e algumas vitaminas, tudo ingerido com muita moderação e equilíbrio.
O grande mal para a saúde do organismo é a iminência das comidas fritas e dos alimentos com açúcar comum refinado. Alimentos industrializados e refeições do tipo fast food são pobres em nutrientes e ricos em calorias, com isso, o risco da obesidade e dos problemas cardiocirculatórios contribuem para uma curta e péssima qualidade de vida.
Se você chegou até aqui é por que está cansado de levar uma vida desregrada e acredita que precisa mudar o comportamento. Por isso, indicamos fortemente que você procure três profissionais: um médico (Cardiologista ou Endocrinologista – ou até mesmo os dois), um nutricionista e um profissional de educação física, pois eles darão um rumo certo para que você possa levar uma vida saudável, com a ingestão dos alimentos corretos e uma série de exercícios indicados para a saúde do seu corpo.