Desidratação, como evitar este mal?

Deixe um Comentário
Share

No verão casos de desidratação são muito mais comuns do que imaginamos e podem ter consequências graves. Nesta época de calor intenso, férias, exposição ao sol, má alimentação e ingestão maior de bebidas alcóolicas, a desidratação pode aparecer sem que as vítimas percebam. As crianças e idosos são as maiores vítimas da desidratação de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde em 2010.  Quando a pessoa está em quadro de desidratação os principais sintomas são: boca seca, náusea, sede, fraqueza, cansaço, desconforto, até câimbras, sensação de calafrio e vômito.

Para evitar este estado perigoso especialistas recomendam a ingestão contínua de líquido, que no caso das crianças deve ser monitorada pelos responsáveis, o uso de roupas claras e leves, e a permanência em locais com sombra nas épocas mais quentes do ano. É importante lembrar que a sede é um sintoma de desidratação, portanto não deixe a sede chegar, isso significa um alerta do organismo que sente a falta de água e avisa o cérebro, faça ingestão de líquidos periodicamente.

cuidados para evitar a desidratação

Em casos graves nos quais há vômito, diarreia, suor excessivo e até intoxicação alimentar, o soro caseiro é recomendado. A receita padrão da mistura consiste em um litro de água fervida, filtrada ou mineral, uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar. É só misturar bem até o sal e o açúcar estarem dissolvidos e dar a criança em pequenas doses.

É preciso estar atento e procurar o auxílio de um médico nos casos mais graves. As pessoas que têm problemas de pressão, diabetes entre outros, podem entrar em crise em caso de desidratação. Nesses casos os vasos sanguíneos se contraem e a circulação do sangue diminui. Além de sentir todos os sintomas da desidratação, a pessoa pode sentir dor de cabeça, dor no peito e falta de ar e precisa imediatamente procurar um médico. O verão remete às férias, a alegria e descanso sem preocupação. Para gozar de tudo isso, é preciso se prevenir contra a desidratação que é muito comum nessas épocas e pode estragar toda a festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *