Porque sonhamos? Entenda aqui essas mensagens do subconsciente

Deixe um Comentário
Share

Os sonhos são aqueles momentos durante a noite que perdemos o controle da realidade por razões que a humanidade tentou entender por milênios. Mas estes não são apenas episódios alucinatórios que exploram os cantos e teias de aranha mais estranhos das nossas mentes. Eles servem uma função real, de acordo com Walker. Os sonhos ajudam-nos a processar emoções e a resolver problemas.

porque sonhamos

O que são os sonhos

Quando sonhamos alucinamos, vendo e ouvindo coisas que não existem. Estamos iludidos em pensar que estas coisas são reais na altura. Estamos desorientados com o tempo e o lugar e até com a nossa própria identidade. Experimentamos oscilações emocionais sem razão aparente. E quando acordamos, na maioria das vezes, sentimos amnésia e esquecemos tudo. Chamaríamos a esse comportamento psicótico durante o dia.

Essa parte da amnésia é a razão pela qual muitas pessoas nem percebem que sonham. Mas todos temos, todas as noites. Na maior parte, o que chamamos de sonhos ocorrem durante o sono REM.

Por um tempo, pelo menos, os neurocientistas acharam possível que os sonhos fossem simplesmente fenômenos que surgiriam por causa do que nossos cérebros estavam fazendo naquela hora da noite. Agora, estamos aprendendo que mesmo que o sono REM tenha funções, os sonhos que acontecem durante esse sono podem ter funções separadas também.

A pesquisa de ressonância magnética mostrou que quando as pessoas estão em sono REM, partes do cérebro associadas com a percepção visual, movimento, memória e emoção se tornam muito ativos. Ao mesmo tempo, partes do nosso cérebro associadas à lógica e ordem tornam-se desativadas.

Em outras palavras, sabemos o que está acontecendo em REM, graças à digitalização do cérebro — emoção, imagens visuais, memória são todos lançados em pleno funcionamento, sem o correspondente diretor lógico que ajuda a manter essas coisas sob controle durante o dia.

A questão é porquê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *