Pular corda, quais as vantagens e desvantagens?

Deixe um Comentário
Share

Com o sucesso do MMA que conta com brasileiros no topo do mundo em várias categorias, as artes marciais invadiram com tudo as academias. A prática de Boxe, Muay Thai, Jiu Jitsu entre outras modalidade se tornaram comuns entre os mais diferentes perfis. E a prática de pular  corda entra nessa história, pois é parte do aquecimento do treino da maioria das artes marciais.

Pular corda é um exercício prático, barato e muito eficiente de acordo com especialistas. Coloca em ação a coordenação motora, trabalha grandes grupos musculares, e é uma atividade extremamente forte na parte aeróbica. No entanto que pular corda queima mais calorias do que correr. Porém, apenas os atletas mais resistentes conseguem realizar esse tipo de exercício por mais de 20 minutos. Para os iniciantes e para quem faz de tudo para emagrecer, é necessário esclarecer que pular corda seria parte de um aquecimento e da manutenção para quem já pratica outro tipo de exercício, pois as séries podem ser realizadas em qualquer lugar.

Pular Corda Exercício

Especialistas indicam começar devagar para aprender como fazer o movimento correto, como os atletas de boxe e outras lutas fazem. Deste modo é possível controlar a intensidade do exercício em séries de um minuto ou um minuto e meio, acelerando e desacelerando o metabolismo para a tão sonhada queima de gorduras localizadas. É indicado conciliar a prática de pular corda com exercícios de fortalecimento muscular, já que a corda é um exercício aeróbico muito intenso e pode fadigar os músculos causando lesões.

Algumas das desvantagens da prática de pular corda são possíveis lesões causadas por sobrecarga. Se o praticante estiver acima do peso pode lesar as articulações e se estiver fora de forma pode se sentir muito mal ao tentar realizar o exercício, já que estará forçando sua resistência aeróbica ao máximo.

Pular corda parece um exercício lúdico que lembra os tempos de infância. Mas se praticado do modo correto é um exercício intenso que como todo o outro precisa de atenção e ambientação correta. A corda deve ser certa para altura do praticante do exercício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *