Treinamento de Musculação Para Corredores de Longa Distância

Deixe um Comentário
Share

Antigamente existia um preconceito quanto ao treinamento de musculação para corredores de longa distância. Através de pesquisas científicas, esse mito foi caindo em lona. Entre os benefícios do treinamento de musculação, estão a melhora da transmissão do impulso nervoso através da unidade motora, tanto em qualidade quanto em quantidade, o que melhora a economia de corrida.

Entretanto, o treinamento deve ser apropriadamente periodizado, respeitando-se as teorias de carga-volume-intensidade e progressão dos mesmos. Além disso, deve-se tomar um cuidado especial quanto aos exercícios utilizados para o atingimento das metas: a utilização equivocada de uma série de exercícios pode levar a lesões incalculadas durante a periodização.download

O principal equívoco dos praticantes e até de treinadores inexperientes é a utilização da tradicional série de séries-repetições 3×15 ou 3×12 com aproximadamente 75% de uma repetição máxima. Contudo, estuda-se em treinamento desportivo o efeito nas unidades motoras do exercício nessa faixa de execução e consequente sobrecarga, e os resultados mostram que com essas características o treinamento não surte o efeito desejado, mas sim desgaste musculoarticular e hipertrofia muscular, o que sim, pode prejudicar o treinamento de corrida de rua.

Como fazemos para evitar esses efeitos indesejados? Diminui-se as repetições e aumenta-se a sobrecarga. Dessa forma, o estímulo à unidade motora é maximizado. Por exemplo: 4×5 repetições acima de 90% de uma repetição máxima. O praticante não sofre o desgaste muscular devido ao baixo tempo de contração muscular, porém estimula a utilização de cada vez mais unidades motoras para a realização do exercicio.

Treinando-se dessa maneira, o desgaste muscular do atleta é pequeno se comparado ao treino convencional e o prejuízo para o treino de corrida é minimizado. Sempre deve ser considerado que o treino principal é o de corrida, e que a musculação é secundária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *