História da Oktoberfest, o maior festival de cerveja do mundo!

Deixe um Comentário
Share

A data da Oktoberfest 2020 blumenau está se aproximando e mesmo em tempos de coronavírus ninguém deixa de degustar uma boa cerveja. Tudo indica que o evento não será cancelado, visto que está previsto para Outubro. Mas para quem acha que a festa tradicional brasileira já tem muita história para contar sabe pouco. Afinal, o festival já tem séculos de tradição. Aqui você confere como surgiu esse que é o maior festival de cerveja do mundo!

História da Oktoberfest original na Alemanha

Poucas vezes um casamento real deu lugar a uma tradição centenária que celebram a cada ano, milhões de pessoas ao redor do mundo. As origens da Oktoberfest, a festa de outubro, como poderia ser traduzido do alemão, remontam ao início do século XIX, precisamente em 12 de outubro de 1810, quando o príncipe ludwig da Baviera, filho do rei Maximiliano I, casou-se com Teresa de Saxe-Hildburghausen, na cidade de Munique.

Os festejos duraram durante 5 dias, até o dia 17 de outubro, e os habitantes da cidade foram convidados a participar em algumas pastagens localizadas fora da muralha da cidade, e que, posteriormente, foram batizadas como Theresenwiese, em honra à que seria rainha da Baviera.

Sim, essa primeira celebração pouco se parecia a festa da cerveja atual, de fato, nem sequer girava em torno desta bebida, mas sim que o ato principal dos festejos foi uma corrida de cavalos realizada no último dos cinco dias. Este evento teve uma grande acolhida e decidiu-se repetir o evento no ano seguinte, originando esta longa tradição, que só foi finalizado uma vintena de vezes ao longo destes mais de 200 anos de história, principalmente por causa de epidemias ou guerras. Isso sim, não foi até a edição de 1818, em que se introduziram as típicas barracas, substituídas posteriormente por tendas e barracas de cerveja e comida que se tornaram o símbolo por excelência da festa. De fato, os donos das cervejarias da cidade muniquesa não começaram a participar ativamente dos festejos até 1887. Anos depois foram criados muitos outros eventos de cerveja na Alemanha (e também no Brasil).

Obviamente, muitas coisas mudaram desde a primeira edição até agora, além da introdução da cerveja como elemento principal, embora a Oktoberfest segue em andamento nos mesmos campos que, em 1810, agora, em pleno centro da cidade, junto à estação central, München Hauptbahnhof, devido ao enorme crescimento da cidade. Agora já não só consegue convocar os habitantes da capital da baviera, mas que congrega milhões de visitantes a cada ano que consomem outros tantos litros de cerveja tornando-se uma das maiores atrações turísticas da Alemanha.

A dia de hoje, as datas de celebração foram ligeiramente adiantado para aproveitar as melhores condições do tempo para o final do verão. Assim, sempre que começa às 12 da manhã do primeiro sábado depois do 15 de setembro, com a abertura do primeiro barril de cerveja na tenda Schottenhammel por parte do prefeito de Munique no grito Ou ‘zapft is e seguido de doze salvas de canhão que indicam que as outras tendas podem começar a servir cerveja para os participantes. A festa se prolonga durante 16, 17 ou 18 dias, dependendo do calendário do ano em curso, procurando sempre se prolongue pelo menos até o dia 3 de outubro, Dia da Unidade Alemã, que comemora a reunificação de 1990.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *